Branqueamento Dentario a Laser: saiba como funciona!

10-6-2009

O método mais comum de branqueamento dentário é o que é efectuado no dentista, isto é, o branqueamento onde é usado laser. Como havíamos dito o branqueamento dentário é no fundo um simples processo de clareamento dos dentes, mas uma dúvida pode persistir: e o que é afinal o laser de que se fala no branqueamento dentário? Saiba tudo neste artigo.

laser-branqueamento2Começando por lhe dar o enquadramento correcto, este “laser” não é mais que um feixe de luz que o dentista faz incidir no gel branqueador que cobre a sua dentição para acelerar o processo de branqueamento. Não lhe podemos garantir o porquê do uso do termo “laser”, talvez por se tratar de um feixe de luz colorido (algo parecido com um laser), dentistas e pacientes tenham começado a usar esse termo. Mas, na realidade, o uso do termo laser é errado. Seria impensável utilizar um laser como o entendemos num branqueamento dentário, senão leia a referência ao laser na Wikipédia.

Porque razão o seu dentista usa um “laser” no branqueamento?

Simples, tal como foi dito acima, para acelerar o processo de branqueamento dentário. Senão como acha que numa hora apenas se conseguem obter sorrisos tão esplendorosos?

laser-branqueamento3Mas, como funciona? Também é simples, o feixe de luz incide sobre o gel e as partículas que o constituem penetram mais rapidamente no interior do dente e fazem “o seu trabalho” mais rapidamente. Isto é, devolvem uma cor mais branca ao dente.

O gel que o seu dentista utiliza, seja qual for a marca, tem uma composição química devidamente preparada para reagir após a incidência dessa luz especial (mais abaixo diremos que tipo de luz é esta afinal). De marca para marca o gel branqueador é diferente em termos químicos, por esse motivo, nem todos os dentistas usam o mesmo tipo de feixe de luz para branquear os dentes, tudo depende da marca do gel com que trabalham (BrightSmile, Zoom, são exemplos de alguns kits de branqueamento usados pelos dentistas).

Laser, feixe de luz, luz especial…Isso é confuso e parece perigoso!

Não era suposto ser confuso! Todos estes termos designam a mesma coisa. Uma dica, se for fazer um branqueamento dentário a “laser” e o dentista usar o termo laser, sempre o pode ajudar dizendo que não se trata de nenhum laser, mas sim de uma luz que activa o gel branqueador.

Aprofundemos mais a questão do laser. Ora, há vários tipos de luz que são usados no branqueamento dentário: luz halogénea; luz de plasma;  luz “arco” de plasma. Nos Estados Unidos é comum chamar “biolaser” à luz usada no branqueamento.

Quando à perigosidade, para sermos francos ela existe. E só há problemas de lábios inchados, gengivas feridas, ou pele irritada se o seu dentista tiver cometido um erro muito grave, o que diga-se é muito invulgar, mas não é impossível de acontecer. Portanto, peça ao seu dentista para ter especial cuidado nesta intervenção. Se não sentir confiança no médico, escolha outro. Ou, se a meio do branqueamento sentir dor ou desconforto, chame de imediato a atenção ao dentista.

Nem todos os kits requerem o uso de laser

Se eventualmente decidir fazer um branqueamento dentário a laser numa clínica dentária, alertamo-lo desde já que há alguns kits que não necessitam que o dentista faça incidir sobre o gel branqueador qualquer tipo de luz.

Não estranhe portanto se no dentista que escolheu para lhe dar um novo sorriso, este não usar qualquer tipo de luz. Certifique-se no entanto que este lhe explica o porquê de não usar o dito laser. Se o kit for mais eficaz, melhor ainda afinal o feixe de luz é sempre incómodo. Quanto mais não seja porque o obriga a ficar de boca aberta durante pelo menos uma hora!

Agora já sabe como funciona o branqueamento dentário a laser. Tem algo a acrescentar? Comente!

Categorias: laser Tags:
  1. Estou a gostar muito dos artigos, estou “quase” convencida a branquear os dentes.

    Sinceramente eu achava que isto do branqueamento dentário a laser era um tratamento de luxo, mas pelo que vejo qualquer um pode ter um sorriso lindo :) É só pesquisar e estar informado.

    PS: Amei o vosso simulador!

    Beijos

    Maria R.

  2. Daiana
    September 22nd, 2009 at 19:32 | #2

    Não aconselho pessoas que tenham sensibilidades nos dentes a fazer o clareamento a laser! é muito dolorido!Se soubesse antes que era assim….nunca teria o feito!
    agora to aqui, morrendo de dor…e olha que nem fiz as tres sessoes….fiz apenas uma e meia! Sabe aquela sensibilidade que vc sente qdo toma um sorvete?
    então….é mil veses piro…vai la na raiz do dente! nossa….ninguem merece!!

  3. admin
    September 22nd, 2009 at 19:40 | #3

    Daiana

    Embora nos pareça que se trata de uma situação pontual, uma vez que os dentes após o branqueamento ficam sempre muito mais sensíveis, publicámos o seu comentário para que tenhamos no nosso site todo o tipo de testemunhos e relatos.

    Recomendamos que use um analgésico simples (daqueles para as dores de cabeça) para aliviar as dores.
    E esperamos que melhore bem depressa :)

    Cumprimentos

    Joana Pereira

  4. carla
    October 14th, 2009 at 17:28 | #4

    Estou a pensar fazer branqueamento dentário, mas tenho várias dúvidas. A primeira tem a ver com a inocuidade do tratamento: não danifica mesmo nada o esmalte?
    Outra questão tem a ver com o facto de ter reconstituido o incisivo superior há uns anos: parti o dente, e realizei a reconstituição de parte da peça dentária.
    Se realizar o branqueamento, qual será o comprtamento deste enxerto? Ficará com a mesma cor do restante dente, ou ressaltará?

  5. admin
    October 15th, 2009 at 18:37 | #5

    Carla

    Sem mais indicações e sem uma observação “in loco” torna-se difícil dar-lhe mais informações.
    Sugerimos que consulte as clínicas que aconselhamos, pois estarão habilitadas a dar-lhe uma resposta adequada ao seu caso.

    Cumprimentos

  6. carla
    October 15th, 2009 at 20:00 | #6

    Obrigada pela vossa rápida resposta. Consultarei uma clínica.

    Mas gostaria de saber se têm experiência, algum caso prévio, de alguém que tenha realizado branqueamento dentário a dentes reconstituidos com polímeros endurecidos por fonte de luz (não sei exactamente que polímero me implantaram, creio que é uma cerâmica).

    A vossa resposta será um “plus” para mim.
    Obrigada.

  7. admin
    October 15th, 2009 at 23:32 | #7

    Olá Carla

    A nossa experiência diz-nos que branquear dentes com cerâmicas/polímeros pode ser feito, mas pode implicar a reconstituição do dente por causa da diferença de tonalidades.

    Se é viável ou não, só a Carla poderá avaliar, junto de uma clínica ou dentista de confiança.

    Esperamos ter ajudado.

    Cumprimentos

  8. Sílvia
    December 9th, 2009 at 14:56 | #8

    Boa tarde,

    Eu uso aparelho e nunca me lembrei de perguntar à minha ortodentista a possibilidade de branquear os dentes enquanto uso aparelho, uma vez que sempre quis branquear. Gostaria de saber por mão da vossa experiência se é possivel realizar o branqueamento dentário com aparelho. Necessito de esperar até tirar o aparelho?

    Obrigada.

  9. admin
    December 9th, 2009 at 17:24 | #9

    Olá Sílvia

    Em princípio você não poderá branquear os dentes antes de retirar o aparelho.
    Nestes casos é muito comum fazer o branqueamento ou antes, ou depois do aparelho. Em regra faz-se no fim do tratamento.
    Para mais informações acerca de aparelhos dentários visite: aparelhosdentarios.com

  10. António Maciel
    December 13th, 2009 at 23:15 | #10

    Já fiz um branqueamento dentário e foi o dinheiro mais mal gasto da minha vida!A única diferença notoria foram 500€ a menos na minha conta bancária!.. De resto os dentes ficaram com a mesma tonalidade amarelada que antes tinham!Fiquei extremamente desiludido com o resultado e foi-me dito que resultados ideais só recorrendo a faces de cerâmica!

  11. admin
    December 13th, 2009 at 23:43 | #11

    Olá António

    Lamentamos que não tenha conseguido quaisquer resultados com o branqueamento.
    É um caso raro, mas há pessoas para as quais não vale a pane branquear os dentes.

  12. Conceição
    February 2nd, 2010 at 17:11 | #12

    FIZ, ADOREI, FIQUEI COM UM SORRISO LINDO, SENCIBILIDADE EU NÃO SENTI, POIS FIZ TRATAMENTO DE FLUOR DURANTE, MAS SENTI DORES FORTE NA CABEÇA APOS A SESSÃO, A PRIMEIRA VEZ FIZ NUMA SEXTA, FIQUEI O FIM DE SEMANA INTEIRO TRANCADA NUM QUARTO ESCURO, A 2 FIZ NUMA TERÇA E NOTEI A MESMA DOR NO DIA SEGUINTE, OBSERVEI ISSO, PQ NÃO SOU DE TER DORES NA CABEÇA.

  13. admin
    February 2nd, 2010 at 18:28 | #13

    Olá Conceição

    Mas valeu a pena ;)
    Agora imagine os fins de semana que vai ter vontade de sair e sorrir para todo o mundo.

  14. carla
    February 6th, 2010 at 15:06 | #14

    Mais uma dúvida, relacionada com o branqueamento dentário… :)
    Sempre tomei suplemento de fluor durante toda a minha infância e adolescência. Felizmente disfruto de uma boa saúde dentária, mas realmente tenho os dentes mais amarelados do que gostaria. Pelo que sei (corrija-me se estou enganada), o excesso de fluor pode alterar a tonalidade dos dentes, escurecendo-os. Se este é o meu caso, o branqueamento dentário seria efectivo?

  15. admin
    February 8th, 2010 at 01:01 | #15

    Olá Carla

    Para que o flúor seja um problema desse tipo, tem de ser ingerido em quantidades muito significativas.
    Neste caso específico, aconselhamos que consulte um dentista para que este possa fazer uma avaliação mais rigorosa e correcta.

  16. Natacha
    September 24th, 2010 at 02:51 | #16

    Gostaria de saber quantas sessoes leva o branqueamento se for deito no dentista? Qual é o melhor produto, o mais eficaz? E qual deve ser o intervalo entre as sessoes?

    Obrigado

  17. admin
    September 24th, 2010 at 03:40 | #17

    Olá Natacha

    Se for feito no dentista o branqueamento dentário leva cerca de uma hora e pode ser feito numa só sessão com um pequeno intervalo.
    Em relação a produtos não temos referência de qual o melhor. Tenha em mente que a grande maioria dos dentistas usa produtos extremamente eficazes e de elevadíssima qualidade.

  18. Raquel
    September 25th, 2010 at 18:05 | #18

    Depois de fazer o branqueamento, quanto tempo dura o efeito, em anos?

  19. admin
    September 25th, 2010 at 22:47 | #19

    Olá Raquel

    Se tiver os devidos cuidados em termos de higiene oral e não abusar de alimentos que mancham os dentes (como o café, coca-cola, especiarias…), poderá durar 3/4 anos ou até mais.

  20. marcus vinicius
    April 17th, 2011 at 04:54 | #20

    percebi pouquíssima diferença nos meus dentes, ainda estou na segunda parte do tratamento que é o caseiro. queria saber se só vou ver mesmo um resultado satisfatório após o término do mesmo.

  21. admin
    April 18th, 2011 at 00:56 | #21

    Olá Marcus

    Achamos que deverá apenas fazer uma avaliação depois de terminar todo o tratamento. Nessa altura poderá tirar conclusões mais acertadas acerca da eficácia ou não do branqueamento dentário.

  22. Susana Pinheiro
    May 26th, 2011 at 11:24 | #22

    Gostaria se saber se é possível fazer um branqueamento dentário tendo eu uma coroa??Obrigado

  23. admin
    May 26th, 2011 at 21:56 | #23

    Olá Susana

    Possível é, o problema é que no final pode haver diferenças entre a tonalidade dos seus dentes naturais e a coroa dentária.
    Mas, caso esta esteja localizada num dente que não esteja muito visível, pode não ser tão incomodativo quanto isso.

  24. Claiton
    May 29th, 2011 at 16:49 | #24

    Tenho um dente que escureceu, amarelou, com tratamento de canal. O branqueamento a laser irá clarear este também ?
    Obrigado

  25. admin
    May 30th, 2011 at 14:51 | #25

    Olá Claiton

    Em dentes que foram objeto de tratamento de canal, o branqueamento dentário não irá funcionar.

  26. Melisa
    June 1st, 2011 at 20:59 | #26

    Ola fiz uma seção de clareamento com laser na hora não doe ,mas quando saio do consultório da uma dor terriiiiiiiivel o tratamento é muito doloroso mesmo , depois dissocomecei a fazer o caseiro tem o mesmo resultado e nao sente-se quase nada de dor.

  27. Nuno Freitas
    August 5th, 2011 at 09:35 | #27

    Olá a todos,

    Gostaria de dar a minha contribuição para este tema…

    Infelizmente só procurei informação sobre este tema depois de fazer o branqueamento a laser e não ter ficado satisfeito… SINCERAMENTE NÃO O FARIA SE FOSSE HOJE.
    Passo a explicar, comprei um voucher de um branqueamento laser numa clínica em Lisboa.
    Sobre a clínica, foram 5 estrelas…
    Resultado: Os dentes ficaram na mesma, passei uma semana com dores nas gengivas, sem quase conseguir comer… e ainda por cima mesmo que o branqueamento tivesse resultado, a dentista disse que o branqueamento normalmente só dura 1 ano…. Sim 1 ano.
    Sem por falar no sofrimento do tratamento pois durante 1,30h temos que ter a boca aberta, sem quase conseguir engolir…
    Será que tive azar ou é mesmo assim?

  28. admin
    August 6th, 2011 at 16:39 | #28

    Olá Nuno

    Infelizmente também há casos de insucesso, o seu parece ser um exemplo disso. Lamentamos.

  29. Sara M.
    September 6th, 2011 at 14:47 | #29

    Boa tarde

    Assim como o Nuno comprei também um voucher de branqueamento e fui ontem fazer o tratamento, a nivel de efeito estou para já satisfeita, os dentes ficaram mais branquinhos.
    Mas o branqueamento em si é muito doloroso, o produto que é aplicado nos dentes para depois ser sujeito á exposição do “laser”, parece que se entranha nos dentes, nas gengivas, e durante todo o processo tive dores, mesmo depois de ter terminado. Tive que tomar um analgésico assim que sai da cadeira do dentista e tenho estado a tomar. E sim, temos que ficar bastante tempo de boca aberta, mas isso ainda é o menos.
    No fim a Dra. veio falar comigo e diz-me com algum desplante: “parece que queimou um bocadinho as gengivas”….sim, como se tivesse sido eu que me apliquei o tratamento…disse-me tambem que, por vezes dava anestesia para executar o procedimento, por isso depreendo que seja habitual o processo ser doloroso.
    Podem existir produtos diferentes e Dentistas diferentes, mas este tipo de branqueamento não volto a repetir.
    Devo acrescentar que aconteceu também algo inédito para mim, começei o tratamento numa sala, para a meio passar para outra e fiquei lá sozinha, de vez em quanto a recpeccionista/assistente aparecia, foi mt querida, mas não minorou as dores e não me parece uma pratica correcta deixar um paciente sozinho numa sala sem sequer poder falar.
    Se decidirem fazer branqueamento, façam-no num sitio que conhecam e com um Medico Destista em quem tenham confiança.
    Agora espero que as minhas gengivas sarem depressa e sem danos.
    Desculpem o testamento mas senti necessidade de partilhar a minha experiencia, especialmente porque antes de o fazer o Branueamento fiz pesquisa na Net, inclusivamente aqui.
    Cumprimentos,
    Sara M.

  30. Margarida P
    October 10th, 2011 at 19:51 | #30

    Obrigada pelo testemunho Sara, eu estava indecisa em avançar com a compra de um voucher para branquear os dentes e sinceramente ja nao tenho muita vontade! talvez faça o que se faz em casa !!

    @Sara M.

  31. vasco
    October 21st, 2011 at 15:09 | #31

    achei o vosso artigo muito esclarecedor,mas a verdade e que acabei de fazer um branqueamento aos dentes numa clinica dentaria(a primeira de 2 partes)e para quem nao tem os dentes a 100%,o pos branqueamento e bastante doloroso,aconselho vivamente a verificarem o estado das vossas gengivas e dos dentes por debaixo da gengiva,antes de fazerem o branqueamento,obrigado.

  32. admin
    October 21st, 2011 at 15:40 | #32

    Olá Vasco

    Obrigada pelo seu testemunho. Verificar a saúde oral do paciente antes de proceder ao branqueamento dentário é obrigação de qualquer dentista e trata-se de um procedimento “obrigatório”.

  33. Alberto Portilho
    November 16th, 2011 at 22:03 | #33

    Tenho uma consulta para branqueamento dentário amanhã, dia 18/11/2011. Falei para a Dentista que eu tinha restaurado um dente quebrado na frente. Perguntei se irá ficar diferente. Ela explicou que, após o clareamento, possivelmente terá que desfazer a restauração com a broca e fazer novamente com a mesma cor que os dentes ficaram. A resina não pode ser clareada.

  34. Mário carvalho
    January 31st, 2012 at 20:50 | #34

    ja tenho manchas de tabaco por entre os dentes e alguns restauros…sera possivel branquiar os dentes e manter um sorriso branco sem ter k retirar seja dente que for…falaram me inclusivo k os debtes ficariam mais fracos é verdade!??

  35. admin
    February 2nd, 2012 at 02:04 | #35

    Olá Mário

    O branqueamento dentário em termos de resultados, está sempre limitado ao estilo de vida do paciente. No seu caso sendo fumador, provavelmente o branqueamento será um tratamento de pouca duração e efectividade.

  36. Sílvia
    February 8th, 2012 at 19:19 | #36

    Ola!
    Estou a pensar fazer branqueamento no dentista, o mesmo é realizado em 2 sessoes.
    Eu tenho alguma sensibilidade dentaria, no entanto nunca tive outros problemas dentarios, somente uma mera cárie que surgiu há pc tempo.
    Os meus dentes têm uma tonalidade amarelada, principalmente os incisivos. O dentista disse que iria associar fluor entre outros, durante o tratamento, para que eu nao fique com sensibilidade dentaria…
    Só que ele disse-me que a eficácia do tratamento será visivel durante pelo menos 2 anos e mantida com limpezas/destartarizações anuais… é verdade?
    Tendo em conta o meu caso, aconselham?

  37. admin
    February 9th, 2012 at 23:08 | #37

    Olá Sílvia

    Se mantiver uma higiene oral cuidada, a duração do branqueamento anda em torno desse tempo. Não vemos motivo nenhum para não ir em frente com o tratamento. :)

  38. José Luís Pereira
    February 12th, 2012 at 10:55 | #38

    Bom dia:

    Gostava de saber se estes tratamentos só podem ser realizados por dentistas ou se a legislação permite que sejam aplicados em gabinetes de estética.

  39. admin
    February 16th, 2012 at 00:58 | #39

    Olá José

    Dada a natureza do tipo de tratamento que é o branqueamento, provavelmente a lei permitirá que se efectue em salões de beleza. Mas, não temos a certeza destas palavras, é apenas uma opinião, pelo que para mais informações deverá consultar as autoridades competentes.

  40. Joana Albuquerque
    May 4th, 2012 at 12:05 | #40

    Boa tarde :)
    A minha irmã vai fazer 16 anos e o maior complexo que ela tem são os seus dentes, tem os dentes com um tom bastante amarelado e tens muitos complexos ao sorrir. Gostaria de saber qual é o preço de um branqueamento a lazer? e se é aconselhável fazer o branqueamento, visto que, só irá fazer 16 anos.

  41. admin
    May 5th, 2012 at 02:00 | #41

    Olá Joana

    Não vemos qualquer problema em a sua irmã fazer um branqueamento dentário. Quanto a preços, veja aqui.

  42. Tiago Miguel
    August 28th, 2012 at 17:28 | #42

    Boa tarde
    Estou a pensar a realizar o branqueamento dentário a lazer pois onde eu vivo está a 50% de desconto, penso que é uma boa oportunidade, penso que o preço é alto não tenho a certeza.
    Bem, eu há uns 2 meses atrás fui à dentista realizar a limpeza e após isto ela recomendou-me a comprar um Kit para branquear os dentes, visto que são muito amarelados (isto porque só comecei a ter uma boa higiene oral há quase 2 anos por questões financeiras), este tratamento consistia em colocar uma espécie de placa transparente nos dentes com um produto meio branco de umas vacinas, até terminar. Então, fiz isso e terminei, não achei muita diferença, apenas uma cor amarelada mais clara. E fiquei com os dentes frágeis e com umas ligeiras dores mas nada de mais. Então, passei a lavar os dentes 2 vezes por dia, por vezes 3. Mas continuo a não achar diferença e estou um pouco desiludido. Além disso, tive que retirar a raíz de um dente da frente e aplicar chumbo, e também num de trás. Ainda mais vejo que o procedimento é doloroso e por vezes sem sucesso.
    Resumindo, qual a vossa opinião sobre isso?
    Agradecia resposta, obrigado.

  43. admin
    September 1st, 2012 at 23:25 | #43

    Olá Tiago

    O branqueamento nem sempre trás os resultados que se deseja. O melhor é manter uma boa higiene oral e manter visitas regulares ao denttista.

  44. luis
    February 28th, 2013 at 15:19 | #44

    Nuno Freitas :
    Olá a todos,
    Gostaria de dar a minha contribuição para este tema…
    Infelizmente só procurei informação sobre este tema depois de fazer o branqueamento a laser e não ter ficado satisfeito… SINCERAMENTE NÃO O FARIA SE FOSSE HOJE.
    Passo a explicar, comprei um voucher de um branqueamento laser numa clínica em Lisboa.
    Sobre a clínica, foram 5 estrelas…
    Resultado: Os dentes ficaram na mesma, passei uma semana com dores nas gengivas, sem quase conseguir comer… e ainda por cima mesmo que o branqueamento tivesse resultado, a dentista disse que o branqueamento normalmente só dura 1 ano…. Sim 1 ano.
    Sem por falar no sofrimento do tratamento pois durante 1,30h temos que ter a boca aberta, sem quase conseguir engolir…
    Será que tive azar ou é mesmo assim?

    ola nuno eu tb comprei um voucher de uma clinica em benfica qual foi a que foste?? ja estou arrependido

  45. alan
    March 1st, 2013 at 14:19 | #45

    @Daiana
    kkkk nao é assim tbm nao, ja fiz tbm e nao muda a sensibilidade dos dentes, claro q na hora pode doer um pouco + essa dor nao é prejudicial…

  46. thaise
    March 11th, 2013 at 22:22 | #46

    olá,
    fiz o clareamento a laser na sexta(08/03/2013) e ainda estou com um local da gengiva esbranquiçada e doe muito quando vou escovar os dentes ou comer. O que devo fazer? Estou fazendo bocejo com bicarbonato e usando pomada tópica( com corticoide). Devo fazer a outra sessão com uma semana?
    Aguardo retorno,
    Obrigada!

  47. admin
    March 12th, 2013 at 15:59 | #47

    Olá Thaise

    Se as gengivas se mantiverem irritadas (que é o estado atual delas), não aconselhamos nova sessão de branqueamento.

  48. Daniel da Cruz Ferreira
    April 9th, 2013 at 12:36 | #48

    Olá

    Fiz a primeira sessão de clareamento a “lazer”, e o dentista não colocou em min o óculos de proteção, algum problema em relação a isso ?

  49. admin
    April 9th, 2013 at 23:10 | #49

    Olá Daniel

    Sim, tem problema, o olhos devem ser sempre protegidos da luz usada para ativar o gel de branqueamento.

  50. Isabel B
    June 27th, 2013 at 15:21 | #50

    Estava a ler os comentários e fiquei fascinada. Fiz ontem um tratamento branqueamento aos dentes numa clinica no Porto. fiz 3 sessões de 20 minutos cada. Estou super satisfeita pelos resultados, não tiver dores, alguma sensibilidade dentária natural mas nada que não se aguente, tomei bebidas frias sem problema. Devo ser “esquisita”:). A parte “pior” para mim é não poder fumar. Como apenas alimentos de cor branca, mas no fim de semana já ferei vida normal. Sinto-me HIPER Feliz comos meus novos dentes!!

Paginas de comentarios
1 2 132